mercredi 27 septembre 2006

Concert hier mardi 26 - Grazie Mile Teresa

Istituto Italiano di Cultura di Lisbona
Homenagem à Fundação Gulbenkian por ocasião do cinquentenário da sua fundação

CONCERTO
"MELODIA E VIRTUOSISMO NA MÚSICA ITALIANA"
PELA ORQUESTRA I SOLISTI VENETI
DIRIGIDA PELO MAESTRO CLAUDIO SCIMONE


A orquestra I SOLISTI VENETI dirigida pelo Maestro CLAUDIO SCIMONE, considerada pelo público e pela critica uma das mais activas e prestigiosas em campo mundial, apresenta, no dia 26 de Setembro de 2006 pelas 19h00 no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, o concerto “MELODIA E VIRTUOSISMO NA MÚSICA ITALIANA” (entrada livre).

A Embaixada de Itália e o Instituto italiano de Cultura desejam prestar uma calorosa homenagem à Fundação Calouste Gulbenkian por ocasião do cinquentenário da sua fundação com a presença da orquestra que celebra, este ano, o seu 42° aniversario.

Criados por Claudio Scimone em 1959 em Padua, “I Solisti Veneti”, realizaram mais de 4.000 concertos em mais de cinquenta Países da Europa aos Estados Unidos, entre outros, o Japão, Austrália, Rússia, América Latina. Participam regularmente aos mais importantes Festivais mundiais, entre os quais o Festival de Salisburgo, no qual foram convidados ininterruptamente desde 1965 (único grupo estrangeiro com tal assídua presença). Foram-lhe entregue os mais importantes reconhecimentos mundiais quer no campo dos concertos quer no campo do disco, quais o Grand Prix du Disque da Académie Charles Cros de Paris (4 vezes), o Grammy de Los Angeles, o Grand Prix da Académie du Disque Lyrique, a Elisabeth Memorial Medal de Londres, o Prémio Caecilia da crítica belga, o Prémio da critica discográfica italiana e muitos outros.

O seu repertório vai desde a musica instrumental de ‘700 às grandes obras sinfonico-corais de todos os tempos, quais a “Missa Solemnis” de Beethoven, o Requiem e a Missa em do menor de Mozart, o “Stabat Mater” de Rossini ecc. Numerosos compositores dedicaram musicas para “I Solisti Veneti” realizando uma nova literatura para 11, 12 ou 13 arcos solistas: entre os quais Sylvano Bussotti, Franco Donatoni, Riccardo Malipiero, Marius Constant, Christobal Halffter, Luis De Pablo. Neste concerto, com entrada livre, a Orquestra apresentará obras de Albinoni, Vivaldi, Paganini, Dragonetti e Rossini

Aucun commentaire: